Trocando Cordas

Se o instrumento for bem cuidado, dificilmente uma corda quebrará, e se manterá funcionando por muito tempo sem necessidade de troca. Trocar a corda pode não ser difícil para quem tem alguma habilidade e experiência, caso contrário talvez seja interessante procurar ajuda de alguém experiente!

Para trocar uma corda quebrada, deve-se afrouxar a cravelha três voltas e meia, pois a mesma funciona como um parafuso, e se não for afrouxada, ela irá penetrar muito fundo na madeira, podendo danificar o instrumento. Ela então ficará mais alta que as que tiverem com corda. Após retirar a corda, coloque a nova passando pelo furo da cravelha e corte o excesso, deixando 6,5 cm após o furo. Faça com um alicate uma dobra de aproximadamente 5mm (veja nas outras cordas), encoste essa dobra voltada para baixo na cravelha e dobre a corda do outro lado do furo horizontalmente para o lado que ela irá enrolar, forçando-a contra a cravelha. Comece então a apertar a cravelha , tensionando a corda suavemente para manter a dobra vertical junto à cravelha, tomando o cuidado de prender a mesma com as voltas que a corda dará. Após três voltas e meia, comece a procurar o tom, pressionando o meio da corda levemente para ela ir acomodando. Normalmente quando se pressiona a corda nesse momento, a afinação cai, então vá subindo a afinação e pressionando a corda até começar a não cair muito o tom. Este é o sinal de que a corda começa a acomodar.

Caso precise trocar todas as cordas, aproveite para fazer uma boa limpeza no instrumento! Atente somente para a altura final das cravelhas, que deve ser aproximadamente no limite da parte lisa com a parte ranhurada; e também a distância do cavalete à cravelha na 1a corda (D grave) e na 7a (E agudo). Caso precise, entre em contato para mais detalhes!

Procure deixar as cordas niveladas! Basta colocar uma régua sobre todas elas próximo às cravelhas e avaliar qual precisa subir ou descer… Pode-se fazer isso ajeitando uma a uma, afrouxando um pouco e regulando.

A corda récem-trocada perde a afinação com frequência. Após algum tempo o instrumento mantém a afinação mais facilmente e os ajustes serão mínimos e pouco frequentes.

São utilizadas cordas de aço de violão, com bolinha. As duas mais finas correspondem à corda #1 (bolinha prateada, 0,28mm), as três médias à #2 (violeta, 0,36mm) e as duas mais grossas à #3 (verde, 0,64mm, com bordão). Caso haja dúvida, entre em contato!

Advertisement