afinando

AFINAÇÃO

Afinar um instrumento requer alguma prática. A afinação do kântele é bem delicada e sutil: um pequeníssimo movimento (alguns graus!) já é capaz de subir um tom!

Antes de mais nada, lave as mãos 🙂 e coloque o instrumento num local plano e de preferência sobre um material macio, como flanela ou algodão.

A afinação do kântele de sete cordas segue a sequência – Ré . Mi . Sol . Lá . Si . Ré . Mi. Inicia-se da mais grave para a mais aguda.

Como todo instrumento de corda, deve ser afinado sempre “subindo” o tom. Caso a nota esteja mais aguda, é recomendado afrouxar a cravelha e ir apertando suavemente até atingir o tom.

Cuidado para não “passar” a afinação. Tencionar a corda demasiadamente pode fazê-la arrebentar! Sugiro utilizar um afinador eletrônico e começar pela corda central, o Lá, e a partir desta afinar as demais. Existe também a possibilidade de utilizar aplicativos de celular ou tablets (apps), disponíveis na Google Store ou AppleStore.

O Lá (corda central) pode ser afinado com a frequência de 432 a 440 Hz. Alguns afinadores têm a possibilidade de escolher qual a frequência de referência para a afinação. Caso seja possível, uma frequência de 432 Hz é muito recomendada por muitas fontes diferentes no meio Antroposófico e fora dele. Porém em determinadas situações, como o uso com outros instrumentos pré-afinados em 440 Hz, isso não é possível.


One thought on “afinando

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s