Cuidados

É recomendado lavar as mãos antes de manusear o instrumento!

Caso o Kantele seja utilizado por criança pequena, é recomendado que a chave de afinação seja guardada à parte para evitar tentativas de afinação que muitas vezes terminam com cordas quebradas 😉

Evite guardar objetos estranhos no estojo. Papéis e alguns tecidos podem reter umidade. Caso queira, utilize um tecido de Seda para cobri-lo!

Para limpar o kântele, use uma flanela seca após o uso para retirar a gordura, o suor e a poeira das cordas e da madeira. O suor nas cordas pode causar oxidação, deixando-as escuras e desgastando-as prematuramente.

Alterações radicais de ambiência, como por exemplo sair de local quente e úmido para seco e frio, subir ou descer grandes altitudes etc. pode fazer com que a afinação suba ou desça. Também podem ocorrer danos às madeiras. Por este motivo, é  recomendado fazer essas mudanças de ambiente com o instrumento protegido pela capa ou estojo. Calor excessivo, como num carro fechado ao sol, também pode danificar o instrumento.

Caso haja muita umidade (UR acima de 70%) em sua região, é recomendado procurar um lugar o mais seco e arejado possível para guardá-lo. Caso seja possível, deixe-o fora do estojo por uma ou duas horas nos dias mais secos, e se a umidade for muito intensa, coloque o estojo vazio ao sol por alguns minutos, de forma a diminuir ao máximo a umidade no mesmo. Pode-se também utilizar sachês de silica-gel!

Caso sua região seja muito seca (UR abaixo de 40%), é recomendado retirar o kantêle do estojo apenas quando for usa-lo, e procure guardá-lo num local em que a umidade e temperatura permaneçam o mais estáveis possível durante o dia.

Advertisements