pentatônico?

O uso da escala pentatônica em músicas para crianças

por Carla Parrado Martínez

A contribuição da arte musical na educação é inquestionável e educadores de todo o mundo fazem uso desta ferramenta. A música é uma arte que propicia, além de um grande prazer e satisfação, o desenvolvimento de aspectos cognitivos e afetivos.

No entanto, considerando o uso de músicas para crianças, devemos ter o mesmo cuidado que temos ao apresentar qualquer outro conteúdo. Assim como educadores elaboram os conteúdos de forma didática, devemos oferecer às crianças experiências musicais também didáticas, de acordo com a sua idade. Neste sentido, o uso de músicas na escala pentatônica para crianças de até sete anos é uma ferramenta muito eficiente, pois esta é uma escala instintiva e natural para elas. Quando uma criança cantarola “na-na-na-na-na-na” (“você não me pega”), ela está usando a escala pentatônica. Muitas músicas populares e músicas tradicionais para crianças também estão dentro desta escala. Isto sem mencionar que as músicas pentatônicas para crianças têm uma atmosfera leve, onírica e agradável, trazendo calma e bem estar à criança.

Esta aplicabilidade da escala pentatônica no ensino infantil é possível devido ao fato de ela trazer uma simplicidade por não possuir intervalos de semitom, nem nos respectivos intervalos de sétimas, sendo assim uma escala estável. Isto significa que não há intervalos dissonantes e que as músicas podem ser facilmente reproduzidas vocalmente, beneficiando também crianças com dificuldade de afinação.

Neste vídeo, o músico Bob McFerrin mostra como a escala pentatônica é natural e instintiva para pessoas de backgrounds completamente diferentes (veja o vídeo até o fim): http://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk&feature=player_embedded

Para experimentar a escala pentatônica de forma lúdica, este site pode ser muito útil: http://www.pbs.org/parents/creativity/ideas/pentatonic.html

Referências:

SCHOOREL, Edmond. Os primeiros sete anos – Fisiologia da Infância. Editora Antroposófica, 2011.

http://www.teaching-children-music.com/2011/02/pentatonic-scale.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Pentatonic_scale

Youtube (2009) World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale , [online] Available at: http://www.youtube.com/watch?v=ne6tB2KiZuk [Accessed: 11th Nov 2011].

http://www.pbs.org/parents/creativity/ideas/pentatonic.html

Carla Parrado Martínez é professora, educadora e amante do canto. É Licenciada em Letras (UFRJ) e possui diversos diplomas internacionais (Cambridge University – Inglaterra) na área da Educação e da Língua Inglesa. Buscando sempre abordagens educacionais em consonância com sua jornada de autoconhecimento, autoeducação e espiritualidade ecumênica, Carla trabalhou por dez anos como professora, coordenadora administrativa e coordenadora pedagógica em diversas escolas e linhas pedagógicas no Rio de Janeiro, dentre elas o ensino reflexivo e eclético na Cultura Inglesa, a Pedagogia Waldorf na Escola Michaelis, o sócio- construtivismo no curso Expression – Langugage and Arts Institute, o ensino público. Foi autora de livros e materiais didáticos na editora Learning Factory, onde também trabalhou criando e coordenando projetos musicais para o público infantil. Atualmente mora em uma ecovila no meio rural, cursa Pedagogia e dedica-se aos filhos e à criação de iniciativas ligadas à maternidade e à educação.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s